quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pigmento Sobre Nossas Cabeças

Não se assuste com o título (risos), não ira chover pigmentos hoje... é que nesse post vamos falar um pouco sobre telhas de concreto! 

Antes de começar gostaria de lembrar que os pigmentos Laioun's são utilizados em diversos tipos de materiais para a fabricação de telhas.
Temos clientes que fabricam telhas de fibra, cerâmica e pvc, porém, os clientes que fabricam telhas de concreto são maioria.
Conheça todos os tipos de telha clicando aqui.

Vamos lá?!



Telhas de Concreto 

A telha de concreto é feita a partir de uma massa de cimento e areia. São bem maiores que as telhas de barro, portanto é preciso apenas 10,4 unidades de telhas para fechar um metro quadrado.
O tamanho e o nome podem fazer com que elas pareçam pesadas demais, mas cada unidade pesa em media 4,50 Kg. O metro quadrado chega a ser mais leve do que o metro quadrado da telha de barro colonial.
As telhas de concreto são as mais resistentes do mercado, e dentre todas as outras é a que possui o melhor encaixe.


Especificações dimensionais:



Comprimento............420 mm
Largura....................330 mm
Telhas por m²............10,5 pçs
Peso nominal...............4,7 Kg
Peso por m².............49,35 Kg
Absorção de água...........<10%
Resistência...............>250 Kgf
Inclinação mínima............30%


Processo de fabricação:

O vídeo abaixo mostra todo o processo de fabricação separado por etapas e muito bem explicado, foi o mais completo que encontrei. Ficou muito bom, vale a pena assistir!


Créditos: Eurotop Telhas


Resultado da aplicação das telhas de concreto:


A escolha do telhado é decisiva na estética de toda casa e cuidados quanto à qualidade do mesmo também podem trazer benefícios a longo prazo. A telha de concreto, por exemplo, passa pelo processo de hidrofugação, fazendo com que sua durabilidade seja ainda maior. A telha de concreto também possui, dependendo do fabricante, resina, que a deixa mais impermeável, absorvendo até 0% de água.

Selecionei algumas fotos para mostrar a beleza das telhas de concreto.






Lindas casas...
...e chagamos ao fim. Como esse é o último post do ano quero desejar a todos um Feliz Natal e um ano novo repleto de paz, sucesso e o por último e não menos importante, muita saúde!

Veja o resultado dos pigmentos Laioun's nas telhas do nosso cliente Contelha clicando no link abaixo.


Espero que tenham gostado!
Seu comentário é muito importante!




Contato Laioun's: (21) 2584-1975
Site Laioun's: www.laiouns.com.br

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Um exemplo de ciclovia


Olá pessoal,
Para quem não conhece a Laioun's, somos uma empresa criada para distribuir os produtos manufaturados pelos fabricantes Pansunq (Óxido de Ferro) Wuxi (Dióxido de Titânio), empresas chinesas conhecidas por fornecerem seus pigmentos para Europa e EUA. 
Conheça melhor a Laioun's acessando nosso site www.laiouns.com.br.

O blog da Laioun's tem como objetivo aproximação e aumentar nossa interação com nossos clientes e a sociedade. Aqui vamos discutir diversos temas relacionados a aplicação dos pigmentos em nosso cotidiano.

Vamos a postagem do mês!




Como se faz uma ciclovia



Introdução: Conceito de ciclovia.

Uma ciclovia (ou pista ciclável) é um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas. Há vários tipos de ciclovia, dependendo da segregação entre ela e a via de tráfego de automóveis:
  • Tráfego compartilhado: não há nenhuma delimitação entre as faixas para automóveis ou bicicletas, a faixa é somente alargada de forma a permitir o trânsito de ambos os veículos.
  • Ciclofaixa: é uma faixa das vias de tráfego, geralmente no mesmo sentido de direção dos automóveis e na maioria das vezes ao lado direito em mão única. Normalmente, nestas circunstâncias, a circulação de bicicletas é integrada ao trânsito de veículos, havendo somente uma faixa ou um separador físico, como blocos de concreto, entre si.
  • Ciclovia: é segregada fisicamente do tráfego automóvel. Podem ser unidirecionais (um só sentido) ou bidirecionais (dois sentidos) e são regra geral adjacentes a vias de circulação automóvel ou em corredores verdes independentes da rede viária.
 Pigmento nas Ciclovias

Na postagem desse mês vou mostrar mais uma vez a eficiência e economia do pigmento sintético.

Você com certeza já viu em sua cidade a construção de uma ciclovia ou ciclofaixa. Caso tenha visto, sabe que as ciclovias vermelhas são pintadas! É colocado um revestimento de tinta vermelha sobre o pavimento.


Mas por que estou ressaltando isso?

Porque a construção de uma ciclovia tem custo muito alto, por exemplo, a ciclovia da Marginal Pinheiro que é a maior da região metropolitana de São Paulo já foi pintada com uma tinta que não era adequada para ciclovia , essa tinta fazia com que nos dias chuvosos a pista ficasse escorregadia. 
Agora pense no custo e no trabalho que deu pintar tudo novamente com a tinta apropriada. Sem contar que a pintura no chão é uma péssima ideia se o lugar pintado serve para trafego. Veja o resultado.

Fotos comparativa da ciclovia do Rio Pinheiros:



...


Se a ciclovia é pintada, em pouco tempo as intempéries e o atrito destroem toda a pintura.

Ciclovia são projetos caros, e dependendo da maneira que são feitas tem um custo enorme e constantes manutenções. Imagine o trabalho que da pavimentar toda a ciclovia e depois ir pintando pra depois de um tempo estar tudo apagado.

No entanto existe outro tipo de pavimentação que tornam as ciclovias mais fáceis de serem conservadas.

Veja no vídeo abaixo o processo de pavimentação de uma avenida na Holanda onde a pista da ciclofaixa foi feita com o asfalto já pigmentado na cor vermelha!




Ele deixa claro como é feito. Quatro máquinas rolando pela rua em um Domingo, duas com o asfalto vermelho para as ciclovias, duas com asfalto negro para as pistas de carro. Na mesma noite as linhas brancas foram pintadas sobre o pavimento e no dia seguinte todo o tráfego poderia usar a rua novamente.
Infra-estrutura como esta faz o ciclismo atraente e agradável.
Créditos: Blog PEDALE, viva em equilíbrio!

Antes...



Depois...



Parabéns para os Holandeses! Um ótimo exemplo para as ciclovias e ciclofaixas das nossas cidades.

Portanto: Nada de tinta no asfalto!




Deixa sua opinião ou dúvida, é muito importante para nós!


Contato Laioun's: (21) 2584-1975
Site Laioun's: www.laiouns.com.br

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pigmento direto no reboco.


As Vantagens do Reboco Colorido

Precisa de resultados rápidos na fase final de sua reforma ou construção? 
Também quer diminuir os custos??
Então se liga na dica da Laioun's!!

Colorir a argamassa para reboco na hora da mistura é uma forma de construir paredes já coloridas, agilizar a obra, eliminar o custo da pintura e reduzir a necessidade de manutenção. 

A Laioun's teve sua fachada reformada com a argamassa pigmentada. Com isso reduzimos gastos com tinta e mão de obra, fora os gastos que NÃO teremos com manutenções por um bom tempo.



Fotos da faixada da Laioun's




Os pigmentos da Laioun's são estáveis, ou seja, a cor não degrada quando exposta às intempéries ou aos raios solares. Além disso a cor permanece fixa mesmo em contato com água, ácidos e outro agentes químicos. Nossos pigmentos são atóxicos!


Tingindo o Reboco

1) Insumos e medidas para a massa.
- 1 parte de cimento
- 6 partes de areola (areia fina peneirada para reboco)
- Para cada 10 partes de cimento adicionar 1/5 parte de pigmento Laioun's (torno de 5%).
Esses 5% podem variar de 3% a 7% para atingir a tonalidade desejada. Lembre-se de considerar que as cores resultantes da mistura do Pigmento Laioun's com argamassa são influenciadas pela cor do cimento e da areia. Quando for utilizado cimento cinza e areia escura, o resultado final será mais escuro do que quando você optar por cimento branco e areia clara, portanto, use sempre as mesmas medidas se quiser manter um padrão.
- Prepare uma mistura homogênea com os insumos citado.

2) Usando reboco pronto.
  Caso prefira usar o reboco pronto para cada 50kg de argamassa usar 2,5kg de pigmento Laioun's (5% recomendado). Prepare uma mistura homogênea seguindo as instruções da argamassa de sua preferência  

Aplicação do Reboco

- Aplique com uma colher de pedreiro e régua para dar nivelamento.

- Finalize alisando com uma desempenadeira de metal ou de madeira. Para um acabamento rustico, raspe o reboco quando estiver quase seco.

Aguardar a secagem total, (aproximadamente 2 horas) e aplicar um verniz sobre a superfície com rolo de pintura.
Este verniz pode ser acrílico ou marítimo, base água ou base solvente.
O verniz deve ser utilizado de acordo com as especificações do fabricante.
O verniz é necessário, pois funcionará como fixador da cor na parede, já que o pigmento não se fixa sozinho.
Alem disso, ele também pode levar algum pigmento para dar efeitos desejados.

Pronto! Sua parede está pronta e colorida e sem nenhum gasto com pintura.
E como já tinha dito, os pigmentos da Laioun's são muito resistentes o que vai proporcionar um tempo de conservação maior, fazendo com que você economize com manutenções.

Gostaria que nossos leitores adicionassem nosso perfil no facebook.
É muito importante para a Laioun's manter esse contato.
Link: http://www.facebook.com/pigmentos.laiouns.3

Espero ter ajudado com o post. Até o próximo.


Contato Laioun's: (21) 2584-1975
Site Laioin's: www.laiouns.com.br



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Um pouco sobre pisos intertravados.

Pré-moldados de Concreto - Pisos Intertravados 


Essa semana o blog da Laioun's Pigmentos vai falar sobre pisos intertravados ou blocos pré-moldados 
de concreto. Mas antes de mais nada, gostaríamos de agradecer ao nosso parceiro Grupo Itaipu Pré-moldados, que disponibilizou fotos dos pisos intertravados que são fabricados pelo mesmo, no qual  se utiliza como matéria prima o nosso Óxido de Ferro.

Fotos fornecidas pelo Grupo Itaipu Pré-moldados

Blocos de concreto são muito utilizados por suas vantagens diversas. Vemos esse tipo de pavimentação
por toda a cidade e nesse post vamos entender o porque. 



PAVIMENTAÇÃO COM PISOS INTERTRAVADOS

  O pavimento com blocos pré-moldados de concreto constitui uma versão moderna e aperfeiçoada dos antigos calçamentos de paralelepípedos. Sua homogeneidade e formas bem definidas permitem o assentamento, de maneira que haja transferência de carga de um bloco aos adjacentes, o que alivia as pressões unitárias transmitidas ao sub-leito e a base, reduzindo assim as possibilidades de deformações. Essa característica lhe confere uma forma de trabalho muito similar a dos pavimentos de concreto construídos em placas, sem deixar, porem, de funcionar como pavimento flexível.
        
Os blocos de concreto podem ter cores variadas, que possibilitam aos municípios, 
bairros, condomínios, etc., personalizarem e ornamentarem suas obras.

FABRICAÇÃO DOS PISOS INTERTRAVADOS

A fabricação de pisos intertravados envolve procedimentos simples, porem, exige um perfeito controle de qualidade. Uma dosagem adequada de agregados, cimento e aditivos é misturada dentro de um maquina industrial. Depois de misturar os primeiros componentes, adiciona-se pigmento e água e é novamente misturada  até ficar homogênea. Em seguida, a mistura vai para o molde onde é vibro-prensada.
Após isso o piso passa por um processo de secagem chamado de cura e então são ensaiados de acordo com as normas técnicas brasileiras para garantir sua qualidade e durabilidade.

CAMPOS DE APLICAÇÃO

            O pavimento em blocos pré-moldados de concreto é indicado para as mais variadas aplicações dentre as quais destacam-se: Vias urbanas, paradas de coletivos, estrada, pátios de manobras e estacionamento, pisos de áreas industriais, galpões, calçadas, praças, jardins, faixas demarcatórias e de sinalização, pisos rurais (currais, bebedouros, etc.), depósitos de mercadorias, postos de Gasolina, áreas de exposições e feiras, rampas íngremes
  
                               Calçada                                 Estacionamento                         Praça       

Existem casos especiais em que a aplicação desse tipo de pavimento torna-se particularmente recomendada, como, por exemplo:
  • Pavimento sob os quais certamente se instalarão no futuro redes subterrâneas de água, esgoto, telefones, etc.
  • Áreas sujeitas a manutenção subterrânea, tais como postos de gasolina, etc.
  • Pavimentação e áreas sujeitas a futuro remanejamento do "lay-out".
  • Trechos de pavimento construídos como alerta de perigo, antecedendo curvas, cruzamentos, passagens de pedestres ou de nível, e outros.
  • Trechos de pavimentos cujo sub-leito não oferece boas condições de suporte, sem possibilidade de remoção do solo ou de elevação do greide.
  • Pavimentos sobre aterros recentemente concluídos e sujeitos a recalques.

PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO DO PISO INTERTRAVADO


1º) Nivelando Leito: Primeiro é preciso nivelar e uniformizar a área onde o piso será assentado.

2º) Compactando a área: Em partes pequenas pode-se usar soquete, em áreas maiores, é preciso o auxílio de placa vibratória ou rolo vibro compactador.

3º) GuiasInstalação das guias de concreto para confinamento do pavimento intertravado.

     4º) Camada pré assentamento:Colocação da Brita no caso de tráfego pesado ou Pedrisco para tráfego médio, que pode ser espalhada com carrinho manual ou pá carregadeira em grandes áreas, deixando uniforme,e em seguida compactar.
Colocação de areia ou pó de pedra, que para tráfego leve, já se coloca após a compactação do solo dispensando Brita ou Pedrisco deixando uma camada de 3 a 5 cm.

5º) Assentamento dos pisosInicie o assentamento das peças do piso intertravado por uma das extremidades, havendo a necessidade de recorte, deve ser executado por ferramentas como Makita ou Policorte.
Constantemente verifique o nível e ajuste as peças com um martelo de borracha.

6º) RejuntamentoO rejuntamento é feito com areia ou pó de pedra (peneirada).

7º) AcabamentoAo final retire o excesso do material com uma vassoura.

A liberação do trafego após a instalação dos intertravados é imediata.



CONSIDERAÇÕES FINAIS:

A pavimentação com blocos de concreto apresenta vantagens, em destaque aquelas que se traduzem em economia de custos, pois a experiência mostra que, tanto no custo inicial como no custo final, principalmente a médio e longo prazo, seu emprego revela-se extremamente vantajoso.

O vídeo abaixo ilustra as etapas mencionadas anteriormente e explica de forma prática as inúmeras vantagens desse produto que é visto em todas as grandes cidades do mundo.


       Assista e comente!           


Contato Laioun's - Tel: (21) 2584-1975



quarta-feira, 15 de agosto de 2012



Orientações de uso – pigmentos para concreto 


A utilização do pigmento em pó se faz na mistura dos materiais 
secos e por último acrescenta-se água:

a) Agregados secos + Pigmentos (misturar)
b) Cimento (misturar) 
c) Água + Aditivos - Se for utilizar (misturar) 

Os pigmentos precisam ser pesados durante a dosagem, 
não podem ser dosado somente em volume.
Recomendamos a dosagem de 3% a 7% de pigmento 
sobre o peso do cimento, a dosagem mais utilizada
é a de 5%, ou seja, 2,5 kg de pigmento para cada 50 kg de cimento.
Isso sempre levando em consideração a tonalidade que se quer alcançar. 

Obs.: Para se obter a mesma cor a cada traço é necessário 
manter os mesmo insumos, nas mesmas quantidades,
inclusive a mesma quantidade de água. Qualquer variação 
nas matérias-primas ou nas quantidades utilizadas poderá 
acarretar diferença de tonalidade entre os traços.


Para mais informações, acesse o nosso site: www.laiouns.com.br





Contato Laioun's - Tel: (21) 2584-1975